terça-feira, 6 de julho de 2010

Vim, vi e amei Viognier



Então, na nossa visita ao Valle do Colchagua, no Chile, saímos sem comprar nada na loja da vinícola que produz o Clos Apalta, e fomos para a Viña Montes, uma produtora de vinhos muito bem conceituada do Chile. A gente, que não é bobo nem nada, marcou 3 vinícolas para aquele dia.
O guia da Montes praticamente falava português. Então, a visita foi ainda mais aproveitada. O melhor momento, com certeza, foi passear entre os vinhedos. Nesses carrinhos aí:



A vista do meio da plantação era incrível. Vimos parreirais de Carmenére, Syrah e Cabernet Sauvignon.




A vista do meio da plantação era incrível. Vimos parreirais de Carmenére, Syrah e Cabernet Sauvignon. Foi nessa visita que nos tornamos mais íntimos da Viognier, uma uva branca francesa que agora está sendo plantada no Chile. A Viognier é usada para deixar os brancos mais tintos, mais encorpados e possui um aroma incrível, bem floral, especialmente de rosas brancas e violetas. Um vinho perfeito para sobremesas, mas eu prefiro tomar acompanhado com um queijo brie e damascos, hum.




Lembramos que tomamos esse vinho em 2007, em Chateunief-du-Pape, na França. Era um domingo de manhã e provamos vários vinhos, mas o que trouxemos conosco, juntinho, foi exatamente o floral Viognier. Fiquei encantada de saber que a Viognier poderá ser mais facilmente encontrada agora.
Também adoramos o Sauvignon Blanc, um vinho branco, com toque cítrico, frutal ou floral, refrescante e seco, muito atraente. O Sauvignon Blanc Montes tem aquele aroma incrível de abacaxi e o mais importante para mim: sem o amargor que o Chardonnay deixa na boca.



Viña Montes
Parcela 15 - Millahue de Apalta
Santa Cruz
CHILE
56-72) 817815 Ext 108 - 101
Latitud : 34º 36´ 45´´ South
Longitud : 71º 16´ 30´´ West
http://www.monteswines.com
lafinca@monteswines.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário