segunda-feira, 12 de julho de 2010

As primeiras rolhas já nos mantêm no Chile



Estamos há apenas um dia em Santa Cruz, no Valle de Colchagua, Chile, e queremos mais. Éramos os forasteiros, mas Santa Cruz e seu apalta (gente boa, em mapuche, idioma indígena do Chile) nos conquistaram. Estamos muito impressionados com a gentileza e a educação dos chilenos. Eles realmente oferecem o que têm de melhor. Somos hóspedes muito bem tratados. Foi justamente a indicação dos queridos amigos do hotel que nos levou ao Panpan Vinovino, essa gracinha de restaurante.



A fachada é muito charmosa, mas a casa antiga com a plaquinha singela não dava nem ideia do que se podia encontrar lá dentro: Panpan Vinovino fora uma padaria para trabalhadores da região e fazia pão para 1500 trabalhadores. Ele pertenceu à família de uma arquiteta que cheia de amor pelo lugar, restaurou-o e fez dele um espaço maravilhoso, cheio de histórias.



A iluminação tornava o Panpan ainda mais mágico. Você sente a energia e o calor daquele lugar e acha que está numa sucursal do paraíso. Até que a comida chega. Aí, você tem certeza. Pedimos ravióli de camarões e mariscos com espinafre. Delicioso demais!



Enquanto aguardávamos o prato principal, acabamos provando o que se tornou nossa nova mania, a pedida obrigatória, a grande obsessão: o pisco sour. A caipirinha chilena é demais. Na verdade, é uma bebida típica do Chile, feita com aguardente feito de uva e clara de ovo. Espetacular. Tanto que a cumadre e eu ficamos muito faceiras com ela.



Quando fomos ao banheiro, encontramos a proprietária do lugar, que nos mostrou sua loja tenda de quesos y aceite de oliva e também um novo restaurante que ela criara ali nos fundos, o Mistela. O Mistela será o tema de outro post, porque bem capaz que não iríamos voltar e provar.
Acho que foi o Pisco Sour, mas não consigo lembrar do nome da nossa elegante anfitriã de jeito nenhum. Mas amamos o Panpan Vinovino.



O vinho que acompanhou nosso momento mágico no Panpan Vinovino foi um Crucero Syrah. Um vinho bom, mas um pouco ácido, nem se comparava aos vinhos que prováramos ao longo do dia na Casa Lapostolle, na Viña Montes e na Viu Manent.
Amanhã, seria nosso último dia em Santa Cruz, tínhamos programado 3 vinícolas e precisávamos descansar de todo esse vinovino.

Panpan Vinovino
Camino San Fernando a Santa Cruz, km 31, Cunaco.
Valle de Colchagua, Chile.
tél: 56 (72) 858059 - 56 09 5193823
panpanvinovino@msn.com
http://www.panpanvinovino.cl/

Nenhum comentário:

Postar um comentário