terça-feira, 27 de julho de 2010

Me espera, Mistela



Na nossa ida ao Restaurante Panpan Vinovino, no Chile, conhecemos o novo projeto da arquiteta que idealizou tudo aquilo e que tem o nome que o Pisco Sour me fez esquecer e a internet não me faz recordar.



Não importa. O importante é que o Mistela nos trouxe de volta àquele lugar mágico.
A proposta do Restaurante Mistela é ser um lugar que resgata e preserva as raízes da comida colonial chilena, aquela que era consumida antes da chegada dos espanhóis.



Pinhão, milho e maiz (mandioca) estão entre os ingredientes dos pratos do cardápio.
Começamos pelo tradicional: o pisco sour. Mas o aperitivo do Mistela era um pisco diferente, feito com uma cachaça de uvas aromatizada com frutinhas delicadas. Esse é o drinque que deu nome ao lugar. É muito bom mesmo. Tim-tim!



As mesinhas, lindas e rústicas, ficam à sombra de um carvalho. Ao lado, a horta cheia de temperinhos aromáticos. Delicadeza é parte do cardápio do lugar.



Falando em cardápio, ele tem poucas opções. Está em espanhol e inglês. Li “peas”e, empolgadíssima, achei que se tratava de peras. Ai, ó, o mico. Carne de porco com peras era o que eu queria. Me joguei na opção. E você sabe que só tem um jeito do mico ficar pior, né? Todos pediram o meu prato. E todos tiveram que comer porco com purê de pinhão, afe. A carne estava gostosa, mas confesso que o purê era meio pesadinho.



Bem, o importante é que as empanadas da entrada estavam incríveis, as bebidas e a sobremesa estavam divinas. Comemos um maravilhoso pudim de forno, que lembrou muito um crème brûlée.





Já a Aninha foi super corajosa e pediu o mote com huesillos, que não recomendamos. É super tradicional do Chile: uma taça de um caldo onde foram cozidos pêssegos e grãos de trigo descascados que se bebe/come bem gelado, com o auxílio de uma colher.
Claro que você deve provar, mas não espere alguma coisa deliciosa. Posso assegurar que realmente não é.



Não é todo dia que almoçamos embaixo de um carvalho, rodeados por uma horta e onde um gato filão tenta subir na mesa toda hora. Ah, Mistela, quanta magia. Mistela, que preserva a cozinha pré- conquistadores, nos conquistou.
Ainda nessa vida, quero voltar a esse lugar. Me espera, Mistela.



Restaurante Mistela
Caminho de San Fernando a Santa Cruz
Km. 31, Cunaco
Valle de Colchagua - Chile

Nenhum comentário:

Postar um comentário