domingo, 3 de abril de 2011

Gôndolas e goles de Veneza

Quando eu era criança, achava que o lugar mais romântico do mundo fosse Veneza. Meu sonho era conhecer o conjunto de ilhas (são 118!) e passear naquelas gôndolas com um gondoleiro cantando aquelas músicas italianas da propaganda do Cornetto.





Cresci e conheci um pouquinho da Itália. Foi aí que me apresentaram a Toscana, em 2006, e a paixão pela então desconhecida Veneza ficou pra trás. Mas não por muito tempo: fomos apresentados oficialmente a Veneza em dezembro passado e fiquei encantadíssima pela cidade mais emocional e líquida da Itália.




Veneza é famosa pelos seus cristais e não poderíamos deixar de ir até uma fábrica, ver como acontece o sopro. Saímos de lá com copos de espumante. Nada combinaria mais com Veneza do que a celebração.



Tenho certeza que foi o dia mais frio da viagem e, além de comprar cristais, nos jogamos nas lojas de botas, cachecóis e luvas. O termômetro marcava menos 8 graus e não pudemos aproveitar o suficiente da Praça São Marcos, Basílica e Palácio Ducal.

Em compensação, tomamos um delicioso capuccino numa cafeteria e caprichamos no almoço, que foi a melhor e mais deliciada comida da viagem. Fomos fartamente servidos de uma pasta de frutos do mar com aquele molhinho feito com tomates tão docinhos que aí, sim, se justifica chamar de fruta, penne Nero, que é massa com tinta de lula, muito tradicional em Veneza e, se você não se assustar com a aparência do prato, vai amar essa iguaria! A cereja do bolo foi o Tiramisú, feito com um café espetacular, vinho e mascarpone.







Para finalizar, realizei o sonho de infância: andei de gôndola com meu amor, minhas filhotinhas e um gondoleiro que cantou todas as canções italianas mais clichês de todos os tempos. Ah, mas um clichê na hora certa tem o seu valor. Cantei todinhas, faceira no sol, embalada pelo balanço da gôndola.



Ah, e a rolha de Veneza, qual foi? Como a especialidade do lugar é um espumante branco feito nas colinas da região do Vêneto, trouxe as taças para casa e pensei que um dia talvez voltasse a esse lugar incrível, para buscar a bebida. Aliás, isso pra mim é líquido e certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário