quarta-feira, 13 de abril de 2011

Briga de galos na Toscana



Como suas cidades medievais e muralhadas, a região da toscana é cercada de lendas. A mais interessante delas talvez seja a que justifica um galo negro como símbolo do lugar. Conta que, em meados do século XVIII, as cidades de Siena e Firenze (Florença) disputavam territórios e, especialmente, a denominação dos vinhos Chianti. Para pôr fim a essa briga, elegeram uma prova que, finalmente, delimitaria as fronteiras.
A prova era simples: ao amanhecer, assim que o galo cantasse, o cavaleiro mais capacitado de cada cidade, montado no cavalo mais veloz, sairia em direção à outra. A fronteira seria exatamente onde os dois cavalheiros se encontrassem.
Cada cidade cuidou do seu despertador: o povo de Siena elegeu um galo bonito, jovem, bem nutrido e disposto, para cantar na alvorada. Já Firenze escolheu um galo negro, magro e mal alimentado. O galo de Firenze acordou mais cedo, pois ele tinha fome, e cantou antes do galo de Siena, fazendo com que o cavaleiro fiorentino tivesse boa vantagem.
Os dois cavaleiros se encontraram já bem perto de Siena e a cidade de Firenze conquistou um território maior que a vizinha. Dizem que essa disputa também levou para Firenze a exclusividade do nome Chianti. Como prova, basta olhar as garrafas e rótulos dos vinhos Chianti e reparar no bichinho vencedor. Como diriam os gaúchos, esse é galo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário