quarta-feira, 23 de junho de 2010

Copina: linda e perdida



O café da manhã do Windsor não podia ser melhor: pão com queijo untable, bolo, compota de pêra com canela e um suco de laranja feito com a casca que é o melhor de Córdoba. Claro que não provei nenhum outro por lá, mas não importa. Tenho certeza que aquele é o melhor suco de laranja da cidade.

Se o suco é o céu, a saída da cidade é o inferno. Levamos mais de uma hora para conseguir isso. Para completar, saindo pelo lugar errado. Isso tudo graças à louca da Chicca, que deve ter bebido além da conta na noite passada.

Os erros de Córdoba nos levaram à Carlos Paz, uma cidade de veraneio dos hermanos, que estava abarrotada de gente e onde sofremos muitos engarrafamentos esquisitos. O mais engraçado, além das mulheres sem noção que iam à lagoa de casaco dourado e salto, era a paisagem, que começou a mudar de uma forma muito contrastante, ao nos afastarmos do centro da cidade.




O cenário tornou-se rochoso e pontuado de casinhas. Depois de uma sofrida lomba atrás de um carro que se arrastava e de sua super comemorada ultrapassagem, Chicca mandou virar. Viramos. Os demais carros, inclusive a lesma da lomba, não viraram. Ficamos olhando todo o movimento continuar na rodovia, enquanto entrávamos, sozinhos e já pressentindo o erro, em uma estrada de chão. Mas fomos adiante e chegamos exatamente no meio do nada. Copina é o nome da capital desse lugar.



Copina é linda, rusticamente encantadora, mas totalmente anexa do mundo. Um lugar muito alto, com morros, alguns cavalos e poucas casinhas fofas e bucólicas no topo. Como os morros são acentuados, geograficamente falando, não confundam com a nossa reforma ortográfica, as casas estilo chalés europeus ficam bem nas beirinhas dos montes. Inacreditável. A paz é quase tocável. É mais ou menos como se você estivesse nos Alpes suíços , mas na Argentina, sabe? Seria o lugar perfeito para ver alguém ordenhando uma vaca e fazendo um delicioso chocolate quente, olhando para as montanhas da sua própria janela. Pedimos informação ali, catei uma pedrinha de lembrança (eu tenho o esquisito costume de levar pedrinhas dos lugares que gosto) e seguimos em frente, para agora nos acharmos de vez (como verdadeiros argentinos, um amigo faria a piada). Levei Copina na pedrinha e no coração.



Paramos num comedor com um belvedere maravilhoso bem adiante dali, porque, claro, não existe nada perto de Copina. Mais uma esquisitice para a coleção dos comedores argentinos: este estava cheio de fotos de um determinado cachorro (acho que era um pastor alemão) em todas as paredes e nos balcões. O bicho apreciando o pôr-do-sol no belvedere, vendo o amanhecer, curtindo um sol, dormindo. Ô. Pegamos um sanduíche de jambón (parece uma copa, bem temperadinha) e um chiclete Top Line New Flavor to Kiss – Sensual Touch of Flowers for Womem (uau!!!!), que acabou sendo a nossa mais nova obsessão. O chiclete tem gosto de flores! Delícia. Passamos a viagem olhando se encontrávamos mais nos postos. Eu queria levar para as filhotas provarem.

O Du, meu ídolo, descobriu que, do meio do nada, tinha um caminho mais perto para Mendoza e poderíamos passar ali. Em Mendoza, é produzido 75% do vinho argentino. Capaz que nós não iríamos querer ir pra lá, né? Enquanto retoco os lábios com gloss de uva da Natura, especialmente comprado para me proteger do sol nos passeios pelos vinhedos, seguimos para encontrar as videiras de Mendoza. Sem informações, nem GPS que funcionasse direito. Mas, ó, cheinhos de expectativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário