quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Mosaicos na Sicília

A Piazza Armerina é o lugar onde existe uma vila romana maravilhosa, descoberta há pouco tempo. Concluiu-se que a Villa romana dela Casale era uma residência de caça. A vila foi soterrada e redescoberta nos idos de 1950. Mas o mais bacana é que o chão é coberto de mosaicos. Lá estão os famosos mosaicos das atletas de biquíni, que com certeza você conhece. Na Sicília, o biquíni já era conhecido há muito tempo.



Mas os moisacos da Villa Del Casale não são as únicas atrações de Piazza Armerina. Na estrada, chegando na cidade, está o maravilhoso resaturante, recomendadíssimo pelo Frommers, Al Fogher. Peça a sugestão do chef e aguarde uma sequência de 8 (!) pratos inesquecíveis, acompanhados de vinhos sicilianos sensacionais, desfilarem na sua frente.



Esse, sim, é o verdadeiro mosaico gastronômico de Piazza Armerina.
Acompanhe por aqui:



As entradas, exóticas e saborosas: ricota com creme vegetal, ostra com legumes e granito (sorvete siciliano) de romã e frutos do mar com pimenta.



Para acompanhar, vinho Orquídea, que é um Etna Bianco, com uvas plantadas ao pé do vulcão Etna. O vinho é fresco e cheio de personalidade, perfeito para acompanhar frutos do mar.



O primo piatto: coelho reduzido no vinho, com casquinha crocante.



O segundo piatto era ragu branco, uma espetacular massa orgânica de frutos do mar, com uma pimenta que parece sopa. Delícia.




Por sugestão do chef, trocamos o vinho Etna Bianco pela uva emblemática da Sicília, a Nero D’Ávola, que tem o gosto do seu cheiro. A Nero D’Ávola é responsável por alguns dos melhores tintos da Sicília. Produz vinhos macios, lembrando ameixa e chocolate. O seu terroir é vulcânico e mediterrâneo, harmonizando bem com molhos de tomate, carnes de caça e com cogumelos de várias origens. Além de queijos, como o próximo prato.



O próximo prato era uma massa típica da Itália, composta de queijo caccio cavalo e ragu branco.



Chegou a vez do filé de porco com cogumelos e batata. Casou maravilhosamente com o vinho, uau.



Vamos à sobremesa: o nome é siciliano e o chef nos diz que é impossível traduzir, mas leva dois queijos duros, muito saborosos e uma geléia sensacional. Tradução: delícia!



Para completar o mosaico de sabores, quando pensávamos que a sequência havia terminado, chega uma maravilhosa granita de mandorle, com uma tortilla de pêra quente.



Nossa, nem sei se consegui descrever esse, que foi um dos jantares mais inacreditáveis da minha vida. Mas cada pedacinho desse mosaico delicioso está registrado, para sempre, na minha memória.

Al Fogher
Strada Statale 117/BIS, 94015
Piazza Armerina, Sicily, Itália
+39 0935 684123

Nenhum comentário:

Postar um comentário