terça-feira, 7 de setembro de 2010

A última noite no Valle de Colchagua

Para nos despedirmos do incrível lugar que é o Valle do Colchagua, no Chile, onde se localizam 30 vinícolas, das quais conhecemos 5 nesses dois dias, escolhemos o restaurante Aromas de Colchagua.



Esse restaurante fica a 3 km de Santa Cruz, onde estávamos hospedados, e tem um estilo colonial, com pratos típicos do Chile e também alguns da culinária peruana, o que é muito comum por lá.



Aliás, a localização geográfica aproxima e afasta chilenos e peruanos, como no caso da origem do nosso drinque favorito no Chile, cuja autoria é disputada por chilenos e peruanos.
O delicioso pisco sour é feito com um destilado de uvas que existe nos dois países. Uma das uvas que se pode utilizar para fazer esse aguardiente é a Moscatel. O destilado se chama pisco, que na língua dos incas significa “pássaro”. O drinque é feito com duas medidas de pisco, clara de ovo, suco de limão, açúcar e gelo picado. Sim, clara de ovo, repetiu o simpático garçom, diante da minha cara de assombro. Pisco sour teria, então, o significado de “voo do pássaro”, fazendo alusão à sensação que a bebida proporcionaria.
Tomamos nosso voo e já partimos para um legítimo Carmenére da Viu Manent, enquanto aguardávamos o ceviche e o salmão.







Serve-se como entrada típica da região alguns pães (quentinhos, macios, crocantes), manteiga e uma pasta de tomate chamada povere, que é deliciosamente simples.



O tempero e o modo de fazer das entradas dos restaurantes do Valle de Colchagua eram diferentes, notamos. Mas, em nenhum deles, comemos algum pão ruim, uma entradinha sem graça que fosse, nenhum pisco sour feito às pressas. Comemos e bebemos muito bem e fomos bem tratados de um modo geral.
Embora tenha criado a sua própria Ruta del Vino e tenha sido considerado a melhor região para vinhos em todo o mundo em 2005, no Valle de Colchagua, o turismo desenfreado ainda não chegou. Aqui você ainda pode encontrar a essência do lugar, que é bela demais.



Mais uma vez, tivemos uma refeição deliciosa. Nosso jantar estava fantástico, mas, tenho que dizer, que teve, assim, um gostinho de saudade.

Aromas de Colchagua
Camino Isla de Yáquil, Los Boldos s/n, Santa Cruz
(56-72) 821182
Chile

Nenhum comentário:

Postar um comentário