quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Primeiras rolhas e Viña Del Mar II

Então, estávamos em Viña Del Mar, no Chile. A noite que começou num restaurante mexicano com mojitos e margaritas, acabou no Pescado Capital, entre um prato inusitado e um Pinot Noir maravilhoso!



O prato escolhido foi o Pulmay, que, segundo o cardápio, demorava cerca de 45 minutos (meeedo quando o cardápio avisa a demora, viu?). Para começar, tomamos um delicioso pisco sour. Depois disso, pedimos um legítimo Pinot Noir de Casablanca, para sentir o que frutificava naquele lindo e poético caminho até Viña Del Mar, onde a maresia refrescava delicadamente as uvas.



O vinho era leve, suave, mas tinha corpo e um sabor espetacular. Acho que essa é a principal característica do Pinot Noir: ser encorpado, mas sem perder essa leveza. Os vinhos Pinot Noir costumam ser sensuais, pálidos e perfumadamente doces.



Essa uva é originária da França, mas uma das mais difíceis de se cultivar. Se adaptou bem à Itália (eu também me adaptaria muito bem lá, aliás), Nova Zelândia, Áustria, Austrália e Chile.
As três regiões em que se planta Pinot Noir no Chile são Casablanca, onde estávamos, Vale de Santo Antonio, ao sul de Valparaiso, e o Vale de Limarí. Casablanca já é consolidada, mas, segundo a Revista Adega, o Vale de Santo Antonio tem mostrado, talvez, os mais espetaculares Pinot Noir de toda a América do Sul. O Pinot Noir é justamente o contraponto do Cabernet Sauvignon da nossa escala de cepas, aquela que prometi e ainda postarei aqui.



Os 45 minutos de espera do nosso Pulmay se transformaram em duas horas e perdemos mais ainda a noção do tempo quando acabamos o vinho e o restaurante gentilmente nos ofereceu algumas bebidinhas, enquanto aguardávamos.
O Pulmay, apesar de atrasado, chegou na hora certa e veja que combinação inusitada: frutos do mar, linguiça e frango! Posso afirmar que estava delicioso.



A estada no Pescado Capital durou mais que o esperado, mas não queríamos que essa noite terminasse. Nossas horas regadas à Pinot Noir acabaram perfeitamente na beira do mar, com a benção da maresia, que veio nos dar um beijo de boa noite bem carinhoso no rosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário