quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Primeiras Rolhas na Casa Silva

Ainda falando da nossa viagem ao Chile, a última vinícola que visitamos lá foi a Casa Silva, no Valle de Colchagua.
Naquele dia, havíamos visitado a maravilhosa e inesquecível Neyen e encontrado a enigmática Las Niñas de portas fechadas. Agora, era partir para a Casa Silva, que fica em San Fernando, um pouco distante dali, pero no mucho. A vinícola seria a mais comercial de todo passeio. Chegamos encantados, admirando a fachada.



Para nossa decepção, o tour foi automático. Sem humor, sem descontração, sem histórias interessantes, sem paixão. Claro que estávamos vindo da Neyen, onde ficamos caidinhos pelo vinho, pela história, pelo encanto do lugar. Mas, o contraste foi absurdo.





De uma forma mecânica, a guia nos levou às instalações industriais frias, que dividiam o espaço com a coleção de carros do dono da vinícola. Pareceu uma grande ostentação sem história.



A degustação de vinhos Gran Reserva também não foi muito apreciada. O vinho que tomamos ao chegar no Valle de Colchagua , que era um Carmenére reserva, estava melhor.



A parte boa foi quando a guia ficou com a gente um pouco: tomei coragem e perguntei sobre qual seria a escala certa das cepas, da mais suave a mais forte. É uma perguntinha muito amadora, eu sei, mas realmente são minhas primeiras rolhas. Logo, logo, vou postar aqui a resposta dela, para quem também engatinha embaixo dos parreirais.



Bem, já que a própria viña não contou, pesquisei um pouquinho sobre a Casa Silva:

A história entre franceses e Colchagua é bastante antiga. A primeira adega da região foi construída por um francês, Emilio Bouchon, em 1892. Hoje, no mesmo lugar, descendentes de Bouchon administram a Casa Silva, que produz os vinhos Cabernet Sauvignon chilenos mais premiados internacionalmente.

A vinícola Estampa compete com a Casa Silva pelo título de mais antiga da região. Administrada pela família González desde o fim do século XIX, ela foi totalmente reconstruída, e possui edificações modernas para armazenar e produzir seus vinhos. Além de conhecer todo o processo de produção e degustar diferentes tintos, após o tour é possível criar a sua própria bebida, basta reservar com antecedência.


E, de preferência, não visitar a Neyen antes, não é?



Casa Silva
Hijuela Norte, Angostura, San Fernando
casasilva.cl

Nenhum comentário:

Postar um comentário