sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Preenchendo deliciosamente o dia em Bento


Hoje vamos continuar com as dicas de três dias em Bento, com vinho da Serra e as delícias da gastronomia italiana de lá. É pertinho, gente.



Segunda vinícola: Lídio Carraro

Deu tempo ainda antes do almoço? Se joga na Lídio Carraro!
Mais uma vinícola com nome do dono. A Lídio Carraro é uma vinícola boutique. A proximidade com a comercial Miolo, a maior do vale, ajuda a deixar essa vinícola ainda menor, mais exclusiva ainda.
O patriarca Lidio Carraro é o herdeiro de uma tradição em viticultura que já chegou à sua quinta geração. Produtor de uvas do Vale dos Vinhedos, antes de engarrafar seu próprio vinho, vendia suas uvas para outras vinícolas. A partir de 2002, juntamente com seus filhos, engarrafam o próprio vinho.  
Você acompanha um pouco da história em um audiovisual e faz uma degustação deliciosa. Ela é cobrada e você pode deduzir o valor do que comprar. Os vinhos são muito bons. São mais caros - a justificativa estaria no cuidado quase artesanal de produção, na baixa produtividade e na quantidade limitada de garrafas produzidas - mas vale a pena levar alguma garrafa para uma ocasião especial. Nós compramos garrafas do Dádivas de Merlot com Cabernet Sauvignon. Sensacional.

Vinícola Lídio Carraro




Almoço: Casa de Madeira

Hora do primeiro almoço típico do passeio: Casa de Madeira.

Da Lídio Carraro, é hora de retornar para os lados do Café Giordano. A minha sugestão é que vocês almocem na Casa de Madeira. Explico porquê. 
Existe um movimento bacana pelo mundo que é o resgate da culinária dos primeiros habitantes do lugar. Como dos índios navajos nos Estados Unidos ou dos primeiros moradores no Chile, conceito do restaurante Mistela, de Santa Cruz, Valle do Colchágua, por exemplo. 
Na Serra Gaúcha, na região do Vale dos Vinhedos, a reaproximação é com a cultura italiana do imigrante que aqui chegou e desenvolveu uma culinária com os poucos recursos que encontrou. Ela era baseada fortemente na carne de caça.
A Casa Valduga buscou nos primeiros italianos no Rio Grande de Sul a inspiração para o cardápio do Bistrô Casa de Madeira, localizado a um quilômetro da vinícola. O restaurante fica na parte subterrânea da unidade de sucos e geléias da empresa, numa construção que é anterior a 1900.
O cardápio é uma homenagem aos imigrantes, claro que com muito mais luxo e um toque incrível das geléias do lugar. Para você ter idéia, um dos antepastos é uma pastinha de queijo gorgonzola com geléia de morango e pimenta, que dá para repetir em casa sem medo.
O cardápio imigrante tem carne de codorna ao vinho branco, muito, muito cheirosa e igualmente gostosa, polentas, massas e um maravilhoso e inesquecível nhoque de batata doce. Também vale a pena provar a salada de folhas verdes com vinagre balsâmico e geléia de merlot, que é incrível e super fácil de fazer. 





Bistrô Casa de Madeira
Linha Leopoldina - Vale dos Vinhedos
Bento Gonçalves – RS
www.casamadeira.com.br

Parada para descanso
É hora de recarregar as energias. Tirar uma sesta, fazer um chimarrão, postar as fotos das comidas e vinhos deliciosos. Dê aquela paradinha merecida no hotel e temos mais programinhas queridos para a tarde. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário