domingo, 17 de fevereiro de 2013

Bento, em pedacinhos

Uma amiga querida me inspirou a fazer um roteiro básico para três dias nesse mês no Vale dos Vinhedos. 
Bem, juntei alguns lugares queridos, coisinhas boas de se fazer e o que faz o coração da gente bater mais forte em Bento. Aqui vão as primeiras dicas. Aos poucos, vou postar as demais, porque é bastante coisa.

A época da vindima é uma das mais lindas para conhecer os caminhos do vinho. A cidade respira uva: a fruta está nas recepções dos hotéis, nas sobremesas dos restaurantes, nas bancas na beira da estrada. É impossível não se contagiar pelo clima de colheita do lugar.





Café da Manhã: Café Giordano

Para curtir bem Bento Gonçalves, saia cedo e chegue pelas 10h, a tempo de fazer uma parada estratégica para um café típico italiano no Giordani Café da Colônia. 
Você verá a mesa ser preenchida com pão caseiro, cuca, queijo colonial, geleias, nata, grostoli e outros biscoitos, café com leite, suco de uva e vinho. O destaque do café é a omelete, uma das mais gostosas que já provamos. Também ganham muitas estrelinhas as polentas com queijo, além da linguiça assada, que eram servidas na mesa.

Giordani Café da Colônia
Via Trento- Vale dos Vinhedos (bem na descida para o Vale dos Vinhedos)
Bento Gonçalves - RS
Fone (54) 3453.6884)



Primeira vinícola: Don Laurindo

Bem, agora vocês estão bem alimentados, prontos para a maratona de vinícolas no Vale dos Vinhedos! 
Comece pela Vinícola Don Laurindo. O Merlot Don Laurindo é motivo suficiente para essa estar em primeiro lugar entre tantas vinícolas. 
Essa vinícola foi fundada em 1991 e tem produção limitada. Fica num lugar lindo no Vale dos Vinhedos, região gaúcha que lembra o Norte da Itália, com seus vales e montanhas. 
As primeiras cepas chegaram junto com os imigrantes italianos em 1889, mas foram substituídas por vitis viníferas a partir dos anos 70. A Merlot foi a cepa que melhor se adaptou à serra gaúcha e hoje é conhecida como a uva emblemática brasileira. 
O merlot é delicioso, forte, encorpado, mas o espumante demi-sec Don Laurindo também é sensacional. Não deixe de provar o espumante Brut. Dizem que a especialidade do Don Laurindo é o espumante Brut.

Vinícola Don Laurindo
Estrada do Vinho . Oito da Graciema (lugar lindo, na entrada oposta da Miolo. Guie-se pelas placas. Tire fotos!)
Vale dos Vinhedos - Bento Gonçalves - RS
www.donlaurindo.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário