segunda-feira, 12 de março de 2012

A vinícola do Don Laurindo

Chegamos a Bento Gonçalves a tempo de um café italiano típico no Giordani Café. Depois, seguimos para a primeira degustação, na Vinícola Don Laurindo.
O Merlot Don Laurindo provado no ano passado foi o que nos fez escolher essa parada em primeiro lugar entre tantas vinícolas.



Ao chegar, notamos que a empresa é literalmente familiar, já que o seu Laurindo em pessoa, como a ilustração do rótulo, estava em frente à vinícola, tomando o seu chimarrão. Achei muito bacana ser recebida, mesmo que meio de longe, pelo patriarca da vinícola.



Essa vinícola foi fundada em 1991 e tem produção limitada. Fica num lugar lindo no Vale dos Vinhedos, região gaúcha que lembra o Norte da Itália, com seus vales e montanhas.



As primeiras cepas chegaram junto com os imigrantes italianos em 1889, mas foram substituídas por vitis viníferas a partir dos anos 70. A Merlot foi a cepa que melhor se adaptou à serra gaúcha e hoje é conhecida como a uva emblemática brasileira. Embora isso não seja divulgado e explorado como poderia ser, já que muitos brasileiros não conhecem o seu melhor tinto.



A Merlot é bastante similar à cabernet sauvignon, mas é uma uva mais macia e suave. Costuma ter aroma frutado, com predominância de frutas vermelhas e ameixa.



Na vinícola Don Laurindo, além do vinho Merlot, ainda provamos alguns brancos, tintos e um espumante. Dizem que vinho bom é o vinho que é bom para você. O Merlot continua sendo o melhor do Vale dos Vinhedos pra mim.



Mas o espumante demi-sec Don Laurindo também é delicioso, embora tenha ouvido que a especialidade do Don Laurindo, o patriarca que, fora da garrafa endossa com a sua imagem o que está dentro dela, seja o espumante Brut.

Vinícola Don Laurindo
Estrada do Vinho . Oito da Graciema
Vale dos Vinhedos - Bento Gonçalves - RS
www.donlaurindo.com.br

3 comentários: