segunda-feira, 19 de março de 2012

Da Casa de Madeira direto para a minha casa

Existe um movimento bacana pelo mundo que é o resgate da culinária dos primeiros habitantes do lugar. Como dos índios navajos nos Estados Unidos ou dos primeiros moradores no Chile, como já comentamos aqui, no post do Valle de Colchagua, que falava sobre o Mistela, de Santa Cruz.





O Mistela é um restaurante onde a culinária é baseada nos alimentos dos povos indígenas, antes dos espanhóis chegarem à terra de Pablo Neruda. No cardápio, dá para notar a presença de ingredientes substanciosos da dieta dos trabalhadores da terra, como o pinhão, por exemplo.




Na Serra Gaúcha, na região do Vale dos Vinhedos, a reaproximação é com a cultura italiana do imigrante que aqui chegou e desenvolveu uma culinária com os poucos recursos que encontrou. Ela era baseada fortemente na carne de caça.
A Casa Valduga buscou nos primeiros italianos no Rio Grande de Sul a inspiração para o cardápio do Bistrô Casa de Madeira, localizado a um quilômetro da vinícola. O restaurante fica na parte subterrânea da unidade de sucos e geléias da empresa, numa construção que é anterior a 1900.
O cardápio é uma homenagem aos imigrantes, claro que com muito mais luxo e um toque incrível das geléias do lugar. Para você ter idéia, um dos antepastos é uma pastinha de queijo gorgonzola com geléia de morango e pimenta, que dá para repetir em casa sem medo.
O cardápio imigrante tem carne de codorna ao vinho branco, muito, muito cheirosa e igualmente gostosa, polentas, massas e um maravilhoso e inesquecível nhoque de batata doce. Também vale a pena provar a salada de folhas verdes com vinagre balsâmico e geléia de merlot, que é incrível e super fácil de fazer.




Por isso, aqui em casa, o meu resgate culinário vai ser das delícias encontradas nos temperinhos e misturas agridoces da Casa de Madeira.



Bistrô Casa de Madeira
Linha Leopoldina - Vale dos Vinhedos
Bento Gonçalves – RS
www.casamadeira.com.br

2 comentários:

  1. Alessandra, você escreve muito bem, parabéns pelo blog!

    Curiosamente, estive no Casa de Madeira recentemente e provei a famosa codorna - excelente por sinal!

    Um abraço e saúde!

    Tiago Bulla
    www.universodosvinhos.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, Tiago!
    Você é mais uma prova de que essa codorna é imperdível, hehehe.
    Hoje mesmo lembrei dessa comidinha maravilhosa, quando fiz aquela saladinha de folhas com balsâmico reduzido e geleia de morango com pimenta para acompanhar o churrasco. Tão simples e tão bom, né?
    Obrigada pela visita e um grande abraço!

    ResponderExcluir