segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Panarea, abençoada pelos deuses

Tomamos o bom café do hotel em Milazzo, Sicília, na Itália, deixamos as malas no carro, levando apenas uma mochila nas costas e pegamos nosso barco para a ilha de Panarea.

A viagem dura uma hora e meia e passa por Vulcano e Lipari, dependendo do trajeto. Tivemos que pegar outro barco em Lipari. Fique atento, porque nem sempre avisam onde param e, quando é sinalizado, é no grito mesmo.

Chegamos em Panarea e tinha um veículo do hotel para pegar as bagagens. Ele não acreditou na nossa mochila tão pequena.



Panarea é uma das ilhas Eólicas, ou seja, as ilhas de Éolo, o Deus do Vento. Palavra que também denomina a energia obtida com a força do vento, a energia eólica.
É muito forte essa ligação da Sicília com os deuses gregos e toda a sua mitologia. O povo dali acredita que os deuses mitológicos como Deméter, Perséfone, Vulcano, Aretusa e Apolo, realmente viveram lá. Esse é mais dos motivos para que você caia de amores pela Sicília.
Em Panarea, com aquelas casinhas brancas no morro, dava para se sentir na própria Grécia.




Não perdemos tempo: logo nos acomodamos no hotel e fomos almoçar no Da Francesco, de frente para o porto. Comida bem caseira, simples e deliciosa. Pedimos polpettine de berinjela de entrada, diferente, macia, quase uma pasta com casquinha crocante por fora. Também pedimos flores de abobrinha fritas. Depois, comi uma massa ao pesto com pedacinhos de abobrinha e frutos do mar, que se chama Pasta Panarea. O lugar é super barato e delicioso.



Da Francesco
Via San Pietro (em frente ao porto, vai subindo escadinhas, passando por pátios e seguindo as plaquinhas, que você acha)
http://www.dafrancescopanarea.com

À tarde, exploramos a ilha e provamos a granita, um sorvete simples, que é feito derramando sabores como café, limão e leite de amêndoas sobre o gelo granulado. A granita de amêndoas é ótima e combinou com o calor de 40 graus.

O hotel era bom, mas acho que todos os hotéis de Panarea são bons e bonitos (e só funcionam 4 meses por ano). Naquele lugar, com aquela vista, acho difícil que tenha algum hotel ruim. O valor da diária era bem honesta e ficamos super satisfeitos.




Para o jantar, fomos ao restaurante Hycesia. O único erro gastronômico da viagem. Confesso que me encantei com o nome do restaurante, que é o antigo nome da ilha de Panarea e com a verdadeira bíblia que era a sua carta de vinhos. Mas, dessa vez, nos enganamos.





Não podemos reclamar da entrada (uma versão chique e deliciosa do polpettine) e do vinho (que era um Maria Constanza, um branco delicioso da região de Agrigento), nem do divino Arancini, que é uma bola de arroz de açafrão com ragu de tomate (ou carne ou queijo), empanada e frita e que leva esse nome porque se assemelha a uma laranja. Mas os pratos principais decepcionaram demais. O meu pedido foi um ragu comum demais e parecia ter sido feito com molho pronto. Pronto, falei.








Hycesia
Via San Pietro - Panarea
Para jantar em Panarea, talvez aconselhássemos o restaurante Broccia, que é parte do Hotel Quartara, na mesma rua. Ficamos em dúvida entre os dois e, bem, perdemos a aposta. Boa sorte para você.

Broccia
Via San Pietro (também na Via San Pietro. É quase tudo nessa rua mesmo, hehehe) - Panarea

Noite no Best Western Hotel Lisca Bianca
Endereço: Via Lani 1 Panarea 98050



Nenhum comentário:

Postar um comentário