quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Primeiras rolhas sicilianas

Dormimos nossa primeira noite sob a incrível lua da Sicília, Itália. Saímos cedinho de Palermo para Milazzo. Mas antes passamos em Bagheria, onde foi filmada uma parte do Poderoso Chefão. Lá conhecemos a morada do príncipe da Palagônia. Um lugar que Goethe descreveu como sendo parte de uma arquitetura meio doida, em parte pelas inusitadas estátuas nos telhados.



No mesmo dia, fomos conhecer Corleone (onde descobrimos que a cidade só batizou o personagem principal de O Poderoso Chefão e não tem maiores atrações).
Antes de irmos ao nosso destino, Milazzo, ainda passamos em Cefalu, que é uma charmosa cidade litorânea na Sicília. Sua igreja é herança árabe e suas lojinhas de artesanato são muito bacanas.





Chegamos à tardinha em Milazzo. Para uma cidade portuária, é limpinha e bem bonitinha mesmo. O hotel é charmoso e tem vista para o porto.



Jantamos no Ristorante Piccolo Casale, da chef Gaetana Marzini. Provei uma massa fresca com frutos do mar e o Du comeu Taglia de Tonno, um prato frio típico da Sicília, que é feito com finas camadas de atum defumado, com azeite de oliva e um pouco de pão bem crocante.







No Piccolo Casale, fizemos uma deliciosa degustação de vinho a apenas 15 euros. São três taças: Chardonnay (o mais incrível que já tomamos, superando os chilenos e me fazendo esquecer a implicância com essa uva), Nero D`Avola (que é a uva tinta emblemática da Sicília) e, por último, Inzolia.









A Inzolia é uma uva branca, com aroma de amêndoas (ou nozes), um pouco frutado, que nos lembrou a Viognier francesa. Essa afirmação só fez o chef Franco balançar a cabeça. Para o povo da Sicília, claro que a uva siciliana (ou tchitchiliana, como os italianos dizem) é a melhor. E, por menos que eu entenda de vinho, eu realmente preciso concordar.

Piccolo Casale
Via R.D`Amico, 12
www.piccolocasale.it


Hotel Cassisi Milazzo
Endereço: Via Cassisi 5
Milazzo 98057 It



Nenhum comentário:

Postar um comentário