domingo, 27 de maio de 2012

Sua majestade, o brut Mont d’Hor

Na terra onde os reis eram coroados e onde são feitas as bebidas com as quais eles celebravam suas vitórias (e se consolavam nas derrotas), também é feito o Champagne Mont d’Hor.


Mont d’Hor é uma vinícola que fica em Saint Thierry, perto de Reims, na região de Champagne, na França. O lugar é incrível, uma parada obrigatória para quem gosta da bebida e quer conhecer de perto uma pequena e charmosa vinícola.
Passamos a noite na pousada que fica lá ao lado da vinícola e dormimos como reis. Acordamos com a vista dos vinhedos e de uma bela capela romântica.


O café da manhã foi simples, mas muito gostoso. Afinal, não se precisa de muito mais, quando se tem a maravilhosa baguete francesa e aqueles queijos deliciosos.


Logo após o café, pudemos fazer um tour na vinícola, que tem instalações bem recentes. Os sócios são dois irmãos franceses que buscam fazer um champagne brut cada vez melhor. Para você ter idéia, os champagnes ficam lá, no mínimo, 3 anos antes de serem liberados para a venda. Para os vintages, o período mínimo é de 5 anos.



Provamos a versão extra-brut, além das bruts réserve, vintage e rosé. O sabor do brut Mont d’Hor é nobre. Em nada lembra aquele brut que seca a boca, mas é verdadeiramente uma bebida elegante, com um mínimo de açúcar, na quantidade certa. Realmente um brut saboroso, muito diferente dos que eu já havia tomado.


Os proprietários são gentis e ótimos anfitriões e nos ajudaram a marcar uma visita em português na Moet et Chandon na vizinha Epernay, onde dormiríamos na próxima noite.

Trouxemos de lá um brut vintage, que com certeza, vindo de um solo de reis, vai coroar alguma comemoração bem especial.

Champagne Mont d’Hor
8 Rue du Mont d'Hor 51220 Saint-Thierry, França

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Acertar o hotel também é uma vitória O resultado da eleição presidencial da França ecoava pela televisão da casa aquecida e nós estávamos lá fora. Devia fazer uns 8 graus. Havíamos viajado o dia todo, desembarcado em Paris e disparado para Saint Thierry.
Saint Thierry é um pequeno e charmoso vilarejo na região de Champagne, primeiro destino da nossa viagem de 10 dias. Toquei a campainha e uma moça simpática veio atender. Ela falou das eleições e já nos conduziu para a casa ao lado, um antigo armazém reformado, que agora virou um lugar moderno. Nos encantamos com o quarto, que era espaçoso e super confortável.
O Le Clos Du Mont d’Hor é a pousada da vinícola Mont d’Hor, que produz champagnes. É uma empresa familiar e o lugar onde fica é incrível. Nosso quarto tinha a vista dos vinhedos da Veuve Cliquot, além de uma linda capela antiga. Pudemos ouvir pássaros e aquele sino tocando, ver coelhos entre as vinhas e até cavalos que ficavam num bosque ao lado, mordiscando as árvores.
Para celebrar a delícia do momento, abrimos uma Mont D’Hor e vimos as bolhinhas minúsculas permanecerem no copo, enquanto descansávamos para a maratona que só estava começando.
Para nós, independentemente de quem havia ganhado as eleições na França, o lugar eleito por nós na região de Champagne era aquele. Le Clos Du Mont d’Hor teve 100% da nossa preferência. Le Clos Du Mont d`Hor 8 rue Du Mont d`Hor Saint-Thierry