O Mistela é um restaurante onde a culinária é baseada nos alimentos dos povos indígenas, antes dos espanhóis chegarem à terra de Pablo Neruda. No cardápio, dá para notar a presença de ingredientes substanciosos da dieta dos trabalhadores da terra, como o pinhão, por exemplo.
Na Serra Gaúcha, na região do Vale dos Vinhedos, a reaproximação é com a cultura italiana do imigrante que aqui chegou e desenvolveu uma culinária com os poucos recursos que encontrou. Ela era baseada fortemente na carne de caça.
A Casa Valduga buscou nos primeiros italianos no Rio Grande de Sul a inspiração para o cardápio do Bistrô Casa de Madeira, localizado a um quilômetro da vinícola. O restaurante fica na parte subterrânea da unidade de sucos e geléias da empresa, numa construção que é anterior a 1900.
O cardápio é uma homenagem aos imigrantes, claro que com muito mais luxo e um toque incrível das geléias do lugar. Para você ter idéia, um dos antepastos é uma pastinha de queijo gorgonzola com geléia de morango e pimenta, que dá para repetir em casa sem medo.
O cardápio imigrante tem carne de codorna ao vinho branco, muito, muito cheirosa e igualmente gostosa, polentas, massas e um maravilhoso e inesquecível nhoque de batata doce. Também vale a pena provar a salada de folhas verdes com vinagre balsâmico e geléia de merlot, que é incrível e super fácil de fazer.
Por isso, aqui em casa, o meu resgate culinário vai ser das delícias encontradas nos temperinhos e misturas agridoces da Casa de Madeira.
Bistrô Casa de Madeira
Linha Leopoldina - Vale dos Vinhedos
Bento Gonçalves – RS
www.casamadeira.com.br